• Covid-19

  • Compromisso e dedicação

  • Reforma Tributária Já

  • Democracia acima de tudo

Copyright 2022 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Quinta, 16 Junho 2016 14:38

Carlos Pimenta pronuncia em defesa da Uemg e da Unimontes

Avalie este item
(3 votos)
Deputado Carlos Pimenta durante a Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da Assembleia de Minas Deputado Carlos Pimenta durante a Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da Assembleia de Minas Foto: RicXand

O deputado estadual Carlos Pimenta se mostrou preocupado com a atual situação das universidades públicas de Minas Gerais: Unimontes e Uemg. O sucateamento do ensino superior no Estado foi tema de audiência pública na Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da Assembleia de Minas. A audiência debateu ainda as reivindicações de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, em greve há mais de um mês na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e, ainda, nas unidades de Ibirité e Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

  

Estudantes e professores das duas universidades lotaram as dependências do teatro da ALMG, que recebeu também, entre os convidados, representantes do Estado, reitores da Uemg e Unimontes, técnicos, representantes de diretórios acadêmicos e diversos parlamentares. Como um dos autores do requerimento que gerou a audiência, Carlos Pimenta ouviu atentamente todas as reivindicações e avaliou detalhadamente cada solicitação. “Minas Gerais não conhece suas próprias universidades, além de não valorizar o ensino superior. A Unimontes, por exemplo, com mais de 50 anos, foi o fator de transformação social, democrático, econômico e de desenvolvimento de todo o Norte de Minas”, observa o deputado, lembrando que a Universidade está presente em mais de 10 cidades com cerca de 10 mil alunos, professores formados, especializados e doutorados.

Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG

Para Carlos Pimenta, PDT, a greve da Unimontes tem causado grande desconforto para a comunidade de Montes Claros, bem como para professores, técnicos e alunos. Ele enfatizou que não se faz uma grande universidade sem recursos. O parlamentar defendeu a nomeação imediata dos que já passaram em concurso e se disse bastante preocupado também com a situação da Uemg. “Nós estamos hoje com mais de 500 professores que passaram em concurso e não foram nomeados e ainda faltam cerca de 700 para assumir cargos importantes”, lembra.
Ex-aluno da Unimontes, formou-se em Medicina em 1979, o deputado Carlos Pimenta comenta sobre a falta de estrutura de uma das melhores universidade de Minas e talvez do Pais.“A assistência ao aluno é precária, uma vez que nem alojamentos eles têm. O restaurante universitário foi uma conquista. A partir daí, não houve nenhum avanço”, observa.

Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG

Carlos Pimenta comenta que tem observado um esvaziamento muito grande no quadro de professores da Unimontes. Mestres e doutores preparados pelo próprio estado estão deixando a Unimontes por melhores salários, lembra o parlamentar. “Também pudera, o piso salarial dos funcionários da Universidade é metade do piso dos serventuários da educação básica do Estado, com exercício de funções e cargos importantes”, completa.
Carlos Pimenta propôs para o 2º semestre um debate público na ALMG, com audiências nas cidades onde se encontram os Campi. “Queremos conhecer de perto a realidade das unidades das duas universidades. Vamos debater a universidade que temos, que queremos e as universidades que poderão ajudar na transformação do Estado de Minas Gerais”, finalizou.

Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG

Lido 2363 vezes Última modificação em Sexta, 17 Junho 2016 13:30

Mídia

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888

Cadastro de Informativo