• Febre Amarela

  • Compromisso e dedicação

  • Reforma Tributária Já

  • Democracia acima de tudo

Copyright 2020 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Sexta, 09 Junho 2017 19:30

Comissão de saúde da ALMG discute falta de medicamento para doenças raras

Avalie este item
(1 Voto)
Foto: Guilherme Bergamini / ALMG Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

A falta de medicamentos e de atendimentos especializados são barreiras impostas a quem é diagnosticado com alguma doença rara. Durante mais uma audiência pública realizada pela comissão de saúde e comandada pelo presidente Carlos Pimenta, pacientes relataram as dificuldades que vivem diariamente em busca de tratamento na rede pública.

A audiência pública discutiu os desafios que os portadores do Angioedema Hereditário enfrentam para ter acesso ao tratamento adequado – essa doença provoca inchaço nos vasos sanguíneos e pode matar quando causa obstrução dos órgãos vitais. A reunião discutiu também os problemas abordados e as dificuldades para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

Apesar de não ter cura, o angioedema hereditário pode ser controlado, desde que a moléstia seja corretamente diagnosticada e o paciente tenha acesso aos medicamentos necessários. Entretanto, há cerca de um ano, o principal remédio usado no controle da doença e que era fornecido pelo SUS deixou de ser fabricado. O laboratório farmacêutico teria alegado falta de matéria-prima.

Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

Para o médico e presidente da comissão de saúde da Assembleia, deputado Carlos Pimenta, “mesmo sendo uma doença rara, o Estado tem obrigação de acolher os pacientes”. Pimenta elogiou a presença dos representantes da cidade de Bom Despacho onde atualmente registra pelo menos 50 casos de angioedema hereditário e informou que a comissão da saúde vai continuar trabalhando nessa linha para tentar encontrar soluções e aproximar um pouquinho mais a sociedade do Poder Público e do Poder Judiciário.

O parlamentar disse que entende o sofrimento de cada um daqueles que vivem o drama pela falta de medicamento. E que a Comissão também vive esse drama todos os dias e que por isso, vai lutar pelo direito de fazer cumprir a Constituição. “Saúde é direito de todos e dever do Estado”, finalizou.

Lido 1272 vezes Última modificação em Sexta, 09 Junho 2017 19:48

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 202 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888

Cadastro de Informativo