Copyright 2019 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Quarta, 03 Abril 2019 14:47

Deputado exige mais transparências nas divulgações sobre as barragens

Avalie este item
(8 votos)
Deputado exige mais transparências nas divulgações sobre as barragens Foto: Ricardo Barbosa / ALMG

O deputado estadual Carlos Pimenta se mostrou indignado com a forma como estão sendo divulgadas as notícias sobre as mudanças repentinas na classificação de risco de barragens para o nível 3, último na escala de perigo em vários empreendimentos da Vale no Estado.

O parlamentar participou de reunião na Comissão e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia de Minas, ocasião em que foram aprovadas três visitas a barragens e três audiências em suas localidades, para debater a situação encontrada.

Membro e um dos deputados mais atuantes na Comissão de Meio Ambiente, Carlos Pimenta revelou que estaria faltando transparência na divulgação dos riscos reais de rompimento por parte da Vale e de órgãos públicos envolvidos e ainda nas sucessivas simulações de evacuação feitas nas localidades em alerta. “As sirenes têm sido usadas para a população se acostumar, mas imagine se tocarem numa situação real e ninguém souber se é de verdade ou não”, questionou o parlamentar, para quem os moradores nessas situações estão vivendo um clima de incertezas à beira do insuportável.

O parlamentar sugeriu que uma audiência conjunta com outras comissões, como de Minas e Energia e de Direitos Humanos, discuta a situação real das barragens para que a população possa ser informada com mais segurança sobre os riscos que corre. “É preciso saber em quem acreditar”, frisou o deputado, que também fez críticas ao governador Romeu Zema, que, na sua avaliação, não estaria tendo um posicionamento claro e firme em defesa de Minas diante da crise econômica do Estado e agora também na mineração.“Há uma omissão do governador, pois não se tem buscado proteção para o Estado junto ao governo federal ou a organismos internacionais”, concluiu Carlos Pimenta.

Lido 103 vezes Última modificação em Quarta, 03 Abril 2019 20:05

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 202 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888