Copyright 2019 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Sexta, 12 Abril 2019 10:36

Situação do Ipsemg volta a ser discutida na Assembleia Legislativa

Avalie este item
(6 votos)
Situação do Ipsemg volta a ser discutida na Assembleia Legislativa Foto: RicXand

Em audiência pública realizada nessa quinta-feira, (11/04/19) na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, usuários, representantes de entidades e deputados cobraram do Executivo uma solução para a asfixia financeira do Ipsemg.

Para o deputado Carlos Pimenta, presidente da comissão de saúde e autor do requerimento, a situação é exemplo da humilhação a que estão submetendo servidores e familiares quando precisam de atendimento.

Se o recurso descontado na folha estivesse à disposição do Ipsemg, ele não estaria de pires na mão”, frisou o deputado ao adiantar que a comissão deverá solicitar ao governo um plano de recuperação do Ipsemg. “O Hospital do Ipsemg precisa de autonomia, gerir seus próprios recursos. Todo mundo que paga sua contribuição, o dinheiro cai no caixa único e a partir daí, ninguém sabe qual é a dívida que o Estado tem para com o Ipsemg. São posições que precisam ser tomadas”.

De acordo com Carlos Pimenta, o Ipsemg precisa de uma intervenção bem-feita e com coragem. Com modificações profundas para que o Instituto volte a ser aquela Instituição forte e que tenha condições de atender os quase 1 milhão de pessoas que dependem da saúde. O parlamentar lembra que na capital, o único hospital que atende os servidores do Ipsemg é o Israel Pinheiro, mas que o mesmo está passando por dificuldades que ninguém imagina, ou seja, está faltando quase tudo para o atendimento. “O interior, por sua vez, está desestruturado”, lembra. “Os hospitais conveniados estão encerrando seus convênios por falta de pagamento. Diante disso, pessoas saem do interior para Belo Horizonte, mas o hospital Israel Pinheiro não comporta o atendimento”, revela.

Pimenta comenta que vê na reforma administrativa do governo Zema a grande oportunidade de devolver ao Ipsemg a autonomia financeira e administrativa que o Instituto merece. “Não vai ser fácil. Vai ser um processo que vamos ter que discutir muito. O primeiro passo foi dado com essa audiência pública. Agora nós vamos levar ao nosso Bloco aqui na ALMG essa proposta e acabar com esse famigerado caixa único do estado que devora os recursos da saúde pública e não devolve a instituições importantes como é o Ipsemg, que está completando 107 anos de existência e corre o risco de ser extinto e na pior das hipóteses, ser privatizado”, conclui.

Lido 142 vezes Última modificação em Sexta, 12 Abril 2019 16:25

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 202 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888