Copyright 2019 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Terça, 02 Julho 2019 15:32

Comissão de saúde discute no Sul de Minas atraso de repasses para a saúde

Avalie este item
(4 votos)
Comissão de saúde discute no Sul de Minas atraso de repasses para a saúde Foto: Daniel Protzner / ALMG

A Comissão de saúde, sob o comando do deputado Carlos Pimenta, realizou em Varginha, audiência pública que discutiu as dificuldades enfrentadas pelos hospitais do Sul de Minas devido à falta de repasses por parte do Estado e do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

A reunião foi proposta pelo deputado Professor Cleiton que definiu o Hospital Regional de Varginha como referência de saúde para toda a região.

O encontro reuniu no Theatro Capitólio, autoridades locais e representantes de instituições de saúde do Sul de Minas para discutir o assunto saúde pública. Entre outros temas, parlamentares da Assembleia Legislativa cobraram regularização dos repasses. O deputado Professor Cleiton (DC), que solicitou a audiência, ressaltou que apenas 50% das despesas que o Estado assumiu foram pagas. “Não podemos ignorar o grande peso da tabela defasada do SUS nisso”, reforçou.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Pimenta (PDT), lembrou que a situação dos hospitais em Minas é precária há muitos anos, por causa das dificuldades financeiras do Estado. “O governo deve mais de R$ 3 bilhões aos hospitais mineiros. Outros recursos (repasses retidos) foram devolvidos, mas a saúde ainda não foi contemplada, o que traz muita dor aos pacientes que dependem exclusivamente do SUS”, salientou.

De acordo com o parlamentar que também é médico, a saúde pública em Minas está um verdadeiro caos. “Na verdade o ex-governador Pimentel deixou a nossa saúde na pior situação de todos os estados brasileiros. Com uma dívida imensa com os municípios e os hospitais”, lembra. Diante disso, Pimenta comenta que a Comissão está procurando identificar os problemas que afetam a saúde pública. “Tivemos vários contatos com o Secretário de Estado, pra que a partir de agora, no segundo semestre, ele possa apresentar um plano de recuperação desses hospitais, visando a urgência e emergência, os SAMUs e tentar ver se a gente encontra um modelo para tirar a saúde pública de Minas Gerais do caos em que se encontra e ver se até o final do ano o Estado honre com seus compromissos” finaliza.

Lido 163 vezes Última modificação em Terça, 02 Julho 2019 20:43

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 202 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888