Copyright 2019 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Terça, 20 Agosto 2019 07:25

Hospital Júlia Kubitschek recebe visita da Comissão de saúde

Avalie este item
(3 votos)
Hospital Júlia Kubitschek recebe visita da Comissão de saúde Foto: Clarissa Barçante / ALMG

O deputado estadual Carlos Pimenta, presidente da Comissão de Saúde da ALMG, comandou visita ao hospital Júlia Kubitschek, na região do Barreiro.

Durante o evento, o parlamentar foi informado sobre a real situação da entidade, que aguarda liberação de verbas para concluir reforma paralisada em 2015, e a ampliação da oferta de leitos em geral, inclusive no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

A Instituição é uma das 21 unidades da Rede Fhemig, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, e atende ainda a outras regiões e municípios do entorno, respondendo por cerca de 4.500 atendimentos mensais. Com dificuldades crescentes há vários anos, acumula dívidas, inclusive com fornecedores. Quanto às obras, estão paralisadas devido à falta de repasses de recursos do Governo do Estado, o que acabou bloqueando também os recursos federais.

Para solucionar o problema, o presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti, defende a restauração do hospital, que é média complexidade, e a sua transformação em uma unidade hospitalar de alta complexidade, de forma que possa se tornar autossustentável. Buscando novas formas de financiamento.

Durante a visita, o presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta, prometeu se empenhar ao máximo junto ao Governo do Estado para assegurar a liberação de recursos a fim de que sejam retomadas as obras de reforma e recuperação do hospital. “O hospital Júlia tem um grande histórico de prestação de serviços à população e precisa ser preservado. A saúde não pode ser postergada e vamos ter que encontrar soluções porque saúde não tem preço, mas tem um custo muito alto”, Conclui Carlos Pimenta.

Direção quer dobrar oferta de leitos

Fundado em 1960, após quatro anos de construção, e incorporado ao SUS no início da década de 1990, o Hospital Júlia Kubitschek é referência no Estado de Minas Gerais como instituição voltada para o tratamento de tuberculose, doenças pulmonares, cirurgia torácica, maternidade e saúde da mulher. Seu Livro de Ouro ostenta, com orgulho, em sua abertura, a assinatura do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Com 280 mil metros quadrados de área verde e 30 mil metros quadrados de área construída, o hospital comporta 500 leitos. Atualmente, porém, só 270 estão sendo ofertados, sendo apenas 19 no CTI. O objetivo, segundo o presidente da Fhemig, é quase dobrar essa oferta, chegando a pelo menos 40 leitos no CTI e 400 ao todo.

Lido 97 vezes Última modificação em Terça, 20 Agosto 2019 17:42

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 202 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888