Copyright 2020 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Domingo, 31 Maio 2020 14:22

Carlos Pimenta participa de reunião sobre pandemia do Covid-19

Avalie este item
(2 votos)
Carlos Pimenta participa de reunião sobre pandemia do Covid-19 Foto: Sarah Torres - ALMG

O deputado Carlos Pimenta, presidente da Comissão de saúde, participou nessa quarta feira, de Reunião Especial de Plenário que recebeu o ex-deputado estadual e ex-secretário de saúde, Antônio Jorge, que afirmou que é preciso aumentar a testagem entre a população para reduzir a subnotificação da Covid-19.

Além dos próprios questionamentos, Carlos Pimenta, presente no plenário, reportou, também, questionamentos e posicionamentos de outros colegas que não se pronunciaram, como os participantes do Bloco Sou Minas Gerais.

Durante a reunião, Antônio Jorge explicou que a subnotificação acontece em função do baixo número de testes em Minas Gerais. De acordo com o ex-parlamentar, o Estado apresenta o segundo pior desempenho em notificações no País. Ele foi confrontado com os números apresentados pelo presidente da Comissão de Saúde em relação à incidência de síndrome de deficiência respiratória– um dos sintomas mais graves da Covid-19. “No ano passado, foram registradas 200 mortes provocadas pela síndrome; neste ano, até este mês, o número subiu para 1,5 mil. Qual a causa do aumento súbito de tantas mortes nessa síndrome”, questionou Pimenta.

Recursos:

Outro assunto discutido na reunião foi com relação aos recursos destinados à pandemia. Carlos Pimenta alertou diretamente os prefeitos e secretários municipais quanto a aplicação dessas verbas. Ele ressaltou a quantidade de decretos de calamidade pública que estão sendo aprovados na casa, uma média de 50 decretos por semana, que permiti a flexibilização orçamentária, e que portanto, exige muito cuidado. “Se aplicados de forma incorreta, dará muita dor de cabeça posteriormente”, acredita.

O presidente Carlos Pimenta lembra que muitos prefeitos ao receberem os recursos destinados às ações do coronavírus podem se precipitar em comprar respiradores, medicamentos, insumos e equipamentos, mas não podem fazer o que quiserem. Ele cita que tem confiança nos prefeitos mineiros, mas afirma que se não tiver cuidado. “O menor município de Minas Gerais, que não tem nenhuma estrutura de saúde está recebendo quase 600 mil reais, do Governo Federal e do Estado de Minas Gerais. É dinheiro do povo brasileiro, é dinheiro que se não for bem empregado, vai fazer falta e trazer dificuldades maiores para a nossa população”, finalizou.

Lido 103 vezes Última modificação em Segunda, 01 Junho 2020 14:28

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 202 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888