• Covid-19

  • Compromisso e dedicação

  • Reforma Tributária Já

  • Democracia acima de tudo

Copyright 2020 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Terça, 16 Junho 2020 11:55

Comissão de Saúde volta a discutir Pandemia do Coronavírus

Avalie este item
(2 votos)
Comissão de Saúde volta a discutir Pandemia do Coronavírus Foto: Clarissa Barçante / ALMG

Ao comandar mais uma reunião da Comissão de Saúde da ALMG, nesta segunda feira, 15/06, no auditório José de Alencar, o deputado Carlos Pimenta, detectou que a ênfase dada ao combate ao novo coronavírus, tem prejudicado o atendimento a pacientes com outras doenças.

O parlamentar citou que a Santa Casa de Montes Claros tem quase 200 leitos ociosos, reservados a pacientes com Covid-19, enquanto pessoas com outras patologias estão sem atendimento. “Essa situação levou o estabelecimento a amargar uma dívida de mais de R$ 15 milhões”, comenta.

Realizada por vídeo conferencia, a reunião contou com a participação de gestores da saúde de cidades polos de várias regiões do estado, como Uberlândia, no Triangulo, Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha, Pouso Alegre no Sul de Minas e Belo Horizonte, além do presidente do Cosems/MG, Eduardo Silva, comandante da pasta na cidade de Taiobeiras, no Norte de Minas.

Uma preocupação dos gestores é com relação ao avanço da doença nas pequenas cidades. As medidas de prevenção e tratamentos adotadas pelas prefeituras mineiras foram analisadas durante a reunião. Segundo o presidente do Cosems/Mg, das 573 cidades com casos confirmados com o Covid-19, 60% tem menos de 10 mil habitantes, e essas localidades estão sentindo os efeitos econômicos da pandemia.

O Deputado Carlos Pimenta destacou o bom trabalho realizado pelos secretários de saúde no interior de Minas e lembrou a responsabilidade que eles têm na prestação de contas dos recursos recebidos. “Eu tenho falado que os recursos estão chegando. Sejam eles do governo estadual ou federal. Cidades pequenas, sem nenhuma estrutura de saúde, tá recebendo um recurso muito bom, que pode tranquilamente dar conta das providências iniciais Para que não acontece uma exacerbação dos quadros nos pequenos municípios. Chamo atenção das responsabilidades dos gestores, dos prefeitos e secretários municipais, para que esse dinheiro seja muito bem aplicado”, concluiu.

Por fim, o presidente do Cosems entregou a Carlos Pimenta, uma solicitação à ALMG. Ele propõe que o Legislativo intermedeie junto ao governo federal a habilitação de mais de 700 leitos para atendimento a pacientes da Covid-19. Segundo os últimos dados divulgados pela secretaria de Estado de Saúde, Minas tem 21. 247 casos de covid-19 e 481 mortes confirmadas.

O deputado Doutor Jean Freire pediu a Carlos Pimenta que aprovasse um requerimento da ALMG destinado ao reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O primeiro anunciou que havia aportado R$ 400 mil para a construção de laboratório na UFVJM para realização de testes da Covid-19. E que o reitor deveria firmar um convênio com o governo nesse sentido. Carlos Pimenta disse que protocolaria a solicitação.

Por fim, o deputado Hely Tarquinio parabenizou Carlos Pimenta por sua luta pela saúde e pela vida. E concluiu afirmando que a pandemia havia descortinado todas as desigualdades sociais no País, especialmente na saúde.

Lido 155 vezes Última modificação em Terça, 16 Junho 2020 14:05

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 202 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888

Cadastro de Informativo