Copyright 2020 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Sábado, 11 Julho 2020 09:35

Inclusão de psicólogos nos Programas Saúde da Família, PSF, pode virar Lei

Avalie este item
(1 Voto)
Inclusão de psicólogos nos Programas Saúde da Família, PSF, pode virar Lei Foto: Luiz Santana / ALMG

O Projeto de Lei é autoria do deputado estadual Carlos Pimenta e já está tramitando na Assembleia Legislativa.

O PL é voltado para a obrigatoriedade da presença de, pelo menos, um psicólogo nas equipes da Saúde da Família para acompanhar as visitas domiciliares de famílias que tenham pessoas idosas.

Em sua justificativa, Carlos Pimenta lembra que a Pandemia de coronavírus – Covid-19, atinge emocionalmente e psicologicamente toda população mundial, porém, “os idosos estão sendo as principais vítimas devido ao isolamento social”.

De acordo com o parlamentar, os idosos, na quase totalidade, vem apresentando depressão, ansiedade, medo e angústia, tornando-se necessário o acompanhamento psicológico e emocional do setor público de saúde, o que contribuirá para diminuir os impactos dos idosos que vivem em Minas Gerais.

Montes Claros enfrenta Pandemia com responsabilidade e cautela

Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Carlos Pimenta tem viajado por diversas cidades do Estado para verificar e orientar os prefeitos e os maiores hospitais que estão na linha de frente no combate à Covid-19.

Em Montes Claros, por exemplo, maior cidade do norte mineiro, o parlamentar tem elogiado o trabalho que a prefeitura e a secretaria municipal de saúde estão realizando em prol da população nesse momento de pandemia. “Aqui em Montes Claros, até então, a situação da pandemia de coronavírus está sob controle. A prefeitura fez o isolamento social no momento certo e promoveu a flexibilização com responsabilidade e cooperação de toda população”, comentou.

Os hospitais de retaguarda já estão montados e equipados. A prefeitura de Montes Claros tem distribuído máscaras laváveis para a população carente e os postos de saúde estão com todas as equipes preparadas para toda e qualquer emergência, além do controle rigoroso dos casos suspeitos. De acordo com Carlos Pimenta, é importante elogiar os hospitais da cidade que prepararam e disponibilizaram os leitos de CTIs e enfermarias exclusivas para a Covid 19. “É verdade que o “pico” da epidemia ocorrerá no final de Julho e que os números aumentarão mas, com a graça de Deus, haveremos de continuar firmes e preparados para atender nosso povo, tanto de Montes Claros quanto do Norte de Minas”, completa.


Porteirinha


O deputado Carlos Pimenta esteve em Porteirinha, onde em companhia do prefeito Silvanei Batista, assinou a ordem de serviço para o início das obras do Centro de Tratamento do Câncer, uma parceria entre o Município e, as Santas Casas de Montes Claros e Porteirinha.

O parlamentar enalteceu a boa administração de Silvanei e completou: “É uma das obras mais importantes e fantástica que a cidade vai ter. Vai trazer um diferencial enorme para a população de Porteirinha e para a Santa Casa, além da economia que a cidade vai ter quando precisar levar pacientes para Montes Claros”, concluiu.

Lido 301 vezes Última modificação em Segunda, 13 Julho 2020 16:52

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 202 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888