Copyright 2021 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Terça, 29 Junho 2021 12:35

Combate à pandemia foi tema da abertura do Assembleia Fiscaliza

Avalie este item
(1 Voto)
Combate à pandemia foi tema da abertura do Assembleia Fiscaliza Foto: Luiz Santana / ALMG

O deputado Carlos Pimenta presidiu na manhã desta segunda feira reunião de abertura do Assembleia Fiscaliza – evento criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para fortalecer o papel fiscalizador do Parlamento sobre o Executivo.

Neste primeiro dia, os parlamentares receberam o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

O objetivo do encontro foi ouvir o titular da Pasta da saúde sobre a gestão da secretaria, com destaque para as ações adotadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a mitigação de seus impactos, cronograma de vacinação neste ano e as iniciativas do Governo de Minas para garantir essa imunização em 2022 bem como, o planejamento estruturado para a retomada das atividades rotineiras.

No comando da reunião, o deputado Carlos Pimenta indagou o Secretário Baccheretti sobre o compromisso do governo de construir o Hospital Regional do Noroeste, em Unaí. Em sua resposta, ele disse que os hospitais regionais com obras em andamento terão prioridade de conclusão. “A macrorregião Noroeste é muito ampla. A gente discute dentro da nova política hospitalar uma outra forma de distribuir recursos. Dessa forma, a cidade e região vão receber mais incentivos”, observou Bacheretti. Na oportunidade, Pimenta cobrou sobre o que foi feito com o projeto dos 12 hospitais regionais, citando a verba do Acordo da Vale, porque só 6 foram escolhidos.

Pimenta quis saber também se o Estado está com o controle na condução do tratamento da Covid-19. O parlamentar lembra que o representante do governo teve a oportunidade de mostrar a outra face da moeda, ou seja, as ações da Secretaria para as doenças comuns, “porque nem todo o mundo está sendo infectado por Covid-19”. “Sabemos que pessoas que sofrem com outras doenças também estão morrendo por falta de assistência, falta de vagas nos hospitais e por medo de irem para os hospitais e contrair a Covid.” pontua Carlos Pimenta.

Outro assunto abordado por Carlos Pimenta foi o pagamento pelo governo de débitos com municípios mineiros na área da saúde. “São R$ 7 bilhões que ficaram de gestões passadas. É uma bola de neve que a cada dia cresce mais”, enfatizou. Fábio Baccheretti respondeu que a dívida com os municípios está sendo analisada e negociada. “Há a expectativa da pasta em se reorganizar para que os municípios sejam pagos dentro do corrente ano. Queremos virar este ano sem dívida de 2021”, afirmou.

Lido 208 vezes Última modificação em Terça, 06 Julho 2021 12:48

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888