Copyright 2021 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Quarta, 18 Agosto 2021 13:20

Aprovado Projeto de Lei de autoria de Carlos Pimenta que assegura direito às pessoas com doenças crônicas

Avalie este item
(2 votos)
Aprovado Projeto de Lei de autoria de Carlos Pimenta que assegura direito às pessoas com doenças crônicas Foto: Ricardo Barbosa / ALMG

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 18/08, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 1.289/2019, de autoria do deputado Carlos Pimenta, que cria o a Programa Estadual de Cuidados Paliativos no âmbito da saúde pública do Estado de Minas Gerais.

De acordo com o parlamentar, “é um Projeto de muita importância, essencial, que vem de encontro às pessoas que precisam ser amparadas pelo Estado, principalmente, nos momentos mais difíceis de suas vidas”.

Carlos Pimenta observa o cuidado e que teve ao pesquisar sobre a existência de projetos dessa natureza em outros estados (existe em Santa Catarina, São Paulo e Paraná), sobre os atendimentos que esses estados dão aos seus doentes terminais e ficou impressionado. “São números altamente positivos e com os resultados bem significativos”, conclui.

O Projeto de Lei tem por objeto regular e proteger o exercício do direito das pessoas quanto à informação e à tomada de decisão durante o processo de enfermidade terminal, de modo prévio ou simultâneo a ela, com garantias que os serviços de saúde públicos e privados estão obrigados a oferecer nesse processo.

De acordo com o texto do Projeto de Lei, os cuidados paliativos garantem uma filosofia de cuidados para as pessoas que enfrentam sofrimentos com o avanço e o agravamento de suas doenças crônicas, comumente abandonadas no modelo assistencial preponderante em nosso País.

Considera-se Cuidados Paliativos (CPs) os cuidados que podem e devem ser oferecidos o mais cedo possível no curso de qualquer doença crônica potencialmente fatal, com o objetivo de garantir uma abordagem que melhore a qualidade de vida de pacientes e de suas famílias, na presença de problemas associados a doenças que ameaçam a vida, mediante prevenção e alívio e sofrimento, pela detecção precoce e tratamento de dor ou outros problemas físicos, psicológicos e sociais.

 

Lido 183 vezes Última modificação em Segunda, 23 Agosto 2021 13:52

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888