Copyright 2021 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Quarta, 01 Setembro 2021 13:33

Carlos Pimenta se mostra indignado com o pouco-caso do INCRA

Avalie este item
(1 Voto)
Carlos Pimenta se mostra indignado com o pouco-caso do INCRA Foto: Henrique Chendes / ALMG

O deputado estadual Carlos Pimenta protocolou na Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa, requerimento para ser encaminhado ao presidente do Instituto Nacional de Reforma Agrária, INCRA, solicitando providências para que seja apresentado em caráter emergencial, laudo de estabilidade e finalidades da barragem de Caatinga, localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Jequitaí, distrito de Engenheiro Dolabela, município de Bocaiuva, onde está localizado o “PA” Betinho.

Construída na década de 70, a barragem de Caatinga é motivo de preocupação para mais de 700 famílias que residem no “PA”, algumas a poucos metros da barragem. Coordenado e comandado pelo INCRA, o “PA” Betinho é considerado o maior Programa de Assentamento Agrário de Minas Gerais. Lá existe essa barragem “que recebia água para abastecimento humano, animal e pequenos projetos de irrigação”, lembra Carlos Pimenta. De acordo com parlamentar, há cinco (5) anos quando lá esteve, ocasião de muita chuva, com risco de rompimento da barragem, ele foi também ao INCRA pedir uma solução para o caso. “E a solução que o INCRA encontrou na época foi abrir as compotas da barragem para diminuir um pouco o volume da água”, lembra.

Carlos Pimenta pensava que a partir do problema detectado, o INCRA fosse realizar alguns ajustes como o desassoreamento na barragem, na parte mais rasa, e o conserto do maciço do barramento. Não fizeram nada, comenta o parlamentar. “O pior é que nem o Estado, nem o município podem fazer nada. E o INCRA também não quer fazer. Por isso vou buscar uma solução na justiça”, pontua o parlamentar.

Sem chover há vários meses e uma população passando sede, sem uma gota d’água para o abastecimento e animais morrendo de sede, Pimenta comenta ser essa uma das piores secas nos últimos anos. “E o pior é que o INCRA teve mais de 4 anos para o conserto da barragem da Caatinga e não fez nada. Me sinto muito triste e chateado com tudo isso. As populações de Bocaiuva e do ”PA” Betinho, estão cada vez mais revoltadas”. Diante de tudo isso, o Parlamentar resolveu que vai levantar imagens ‘in loco’ para divulgar todo esse descaso que o INCRA está fazendo com a região. “Nós vamos levar isso em frente. Procurar justiça para sanar esse nosso sentimento de revolta, raiva e indignação, porque estão jogando fora a nossa água, exatamente num período em que mais estamos precisando dela, que o povo está passando sede”, concluiu o parlamentar.

 

Lido 167 vezes Última modificação em Terça, 14 Setembro 2021 13:47

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888