Copyright 2021 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Quinta, 02 Setembro 2021 13:48

Setembro Amarelo: Carlos Pimenta abraça essa campanha!

Avalie este item
(1 Voto)
Setembro Amarelo: Carlos Pimenta abraça essa campanha! Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG

O deputado estadual e médico, Carlos Pimenta está cada vez mais engajado com a campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A Campanha teve início no Brasil em 2005, com a proposta de associar a cor ao mês que marca o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro. A Campanha é conduzida Pelo CVV, Centro de Valorização da Vida, CFM , Conselho Federal de Medicina e ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria. A ALMG já aderiu ao movimento, e durante todo esse mês, vai iluminar a entrada do Palácio da Inconfidência com a cor amarela em apoio à causa.

O suicídio não é um fenômeno recente, mas os números têm impactado tão fortemente os órgãos de saúde do Brasil e do mundo que não há dúvidas: estamos diante de um grave problema de saúde pública. Por isso é que neste setembro, “nós vamos dedicar todo o nosso esforço, dos médicos, da saúde pública, para que possamos atender essas pessoas, com sofrimento mental, conversar com elas sobre o suicídio, situação que atinge cada vez mais os jovens”, pontua Carlos Pimenta.

Esta semana o parlamentar e demais deputados votaram na Comissão de Saúde um Projeto de Lei que vai tratar exatamente do acesso e do acolhimento dessas pessoas através das escolas estaduais, dos hospitais, do Hospital Universitário, de Montes Claros e da Unimontes, entre outros órgãos. “Temos que conversar bastante sobre esse tema. Que tem tirado muitas vidas e trazido muito sofrimento a muitas famílias do nosso Estado”, conta o parlamentar. Além do PL em tramitação na ALMG, existe a Lei 22.836, de 2018, que institui em Minas Gerais, a Semana Estadual de Valorização da Vida. Normalmente, essa semana antecede o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. De acordo a Organização Mundial de Saúde, OMS, nove em cada dez suicídios podem ser evitados, o que indica que a prevenção é fundamental. A primeira medida preventiva, segundo a campanha Setembro Amarelo, é a educação. Nesse sentido, é importante que as pessoas conheçam e percam o preconceito com doenças como a depressão e, assim, será possível criar um ambiente mais amigável para quem sofre buscar ajuda “principalmente no ambiente familiar”, pontua Carlos Pimenta.

Lido 145 vezes Última modificação em Terça, 14 Setembro 2021 14:09

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888