• Covid-19

  • Compromisso e dedicação

  • Reforma Tributária Já

  • Democracia acima de tudo

Copyright 2021 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Sexta, 24 Setembro 2021 16:54

Aprovada Lei sobre cuidados Paliativos

Avalie este item
(5 votos)
Aprovada Lei sobre cuidados Paliativos Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

Que promove qualidade de vida às pessoas com doenças graves.

Foi sancionada nesta sexta-feira, 24.09.2021, pelo governador Romeu Zema, a Lei Ordinária 23.938, de autoria de deputado Carlos Pimenta, sobre cuidados paliativos. A partir de agora, a Lei estabelece princípios, diretrizes e objetivos para as ações do Estado voltadas para os cuidados paliativos no âmbito da saúde pública. De acordo com o parlamentar, “essa lei é muito importante e essencial, uma vez que vem de encontro às pessoas que precisam ser amparadas pelo Estado, principalmente, nos momentos mais difíceis de suas vidas”.

O médico e parlamentar Carlos Pimenta comenta sobre o cuidado que teve ao pesquisar a existência de projetos dessa natureza em outros estados (existem em Santa Catarina, São Paulo e Paraná) e sobre os atendimentos que os mesmos dão aos seus doentes terminais e ficou impressionado. “São números altamente positivos e com resultados bem significativos”, conclui.

A Lei tem por objetivo regular e proteger o exercício do direito das pessoas quanto à informação e à tomada de decisão durante o processo de enfermidade terminal, de modo prévio ou simultâneo a ela, com garantias que os serviços de saúde públicos e privados estão obrigados a oferecer nesse processo.

De acordo com o texto da Lei, os cuidados paliativos garantem uma filosofia de cuidados para as pessoas que enfrentam sofrimentos com o avanço e o agravamento de suas doenças crônicas, comumente abandonadas no modelo assistencial preponderante em nosso País.

Entende-se por Cuidados Paliativos (Cps), a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que visa à melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, da avaliação e do tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais e psicológicos.

 

Lido 270 vezes Última modificação em Segunda, 27 Setembro 2021 17:00

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888

Cadastro de Informativo