• Covid-19

  • Compromisso e dedicação

  • Reforma Tributária Já

  • Democracia acima de tudo

Copyright 2021 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Quinta, 14 Outubro 2021 13:01

Carlos Pimenta pede atenção às mulheres para exame de mamografia

Avalie este item
(3 votos)

Neste Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama e colo de útero, o deputado estadual Carlos Pimenta lembra da importância da realização da mamografia, um dos exames mais importantes para a prevenção à doença, bem como, a detecção prematura do diagnóstico.

O parlamentar é o autor de uma das leis mais importantes para a Mulher, que dispõe sobre a implementação de medidas necessária à prevenção e ao tratamento do câncer de mama e do câncer ginecológico.

O câncer de mama é o que mais prevalece entre as mulheres brasileiras e com o maior índice de mortalidade. É também o câncer que mais mata mulheres no mundo. Sendo a doença mais frequente em quase todas as regiões brasileiras. A Incidência dessa doença tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos de idade, assim como a mortalidade por essa neoplasia (INCA 2019).

Em Minas Gerais, em 2020, foram registrados mais de 9 mil novos casos de câncer de mama e cerca de l.300 de câncer de colo útero. O exame preventivo pode reduzir em até 40% o número de casos da doença. O Sistema Único de Saúde, SUS, oferece cirurgias e tratamentos para esse tipo de câncer.

No Brasil, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na região Norte. Estima-se que neste ano (2021) ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2020).

O médico e parlamentar Carlos Pimenta, cuja esposa é a genecologista Dra. Cláudia Borém, sempre se preocupou em divulgar sobre o câncer de mama e do colo do útero. Realizou audiências públicas na Comissão de Saúde, quando então presidente e ministrou palestras sobre o assunto, sempre destacando a importância do exame preventivo para as mulheres. “Não só neste Outubro Rosa, mas em todos os meses do ano, a mulher deve estar sempre atenta aos seus exames, levando em conta que existe a prevenção, apoio, tratamento e políticas públicas para atender às mulheres, principalmente quando diagnosticadas precocemente”, conclui Carlos Pimenta.

Lido 197 vezes Última modificação em Quinta, 14 Outubro 2021 13:06

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888

Cadastro de Informativo