Copyright 2021 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Quarta, 17 Novembro 2021 16:15

Carlos Pimenta homenageia Paulinho Ribeiro através de lei de sua autoria.

Avalie este item
(3 votos)

Foi sancionada pelo Governo de Minas Gerais, a Lei Ordinária 23.978 2021 que altera a denominação do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, para Parque Estadual da Lapa Grande “Paulinho Ribeiro”.

A proposta da homenagem surgiu com a participação do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto que conviveu com Paulinho Ribeiro, por vários anos, quando ocupou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Autor do Projeto que deu origem à Lei, o deputado Carlos Pimenta comentou sobre a importância em homenagear esse ilustre montes-clarense que faleceu em abril deste ano, aos 61 anos, deixando sete filhos e uma legião de amigos e admiradores. “Paulinho Ribeiro foi uma pessoa fantástica”, complementa o parlamentar.

Paulo Ribeiro foi presidente da Rede Minas e da TVE/Fundação Roquete Pinto (atual TV Brasil). Sobrinho do escritor Darcy Ribeiro, com quem trabalhou, Paulinho como era conhecido, também presidiu a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), entre 2008 e 2017, se destacando na luta pelo meio ambiente. Foi secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, na gestão do atual prefeito, Humberto Souto. Exerceu o mesmo cargo no período de 2005 a 2008. Antes, assessorou o pai, Mário Ribeiro (falecido em 1999), que foi prefeito do município entre 1989 e 1992.

Paulinho Ribeiro implementou vários projetos inovadores na área de conservação ambiental em Montes Claros. Um deles é o “Eco crédito”, sistema em que pequenos proprietários rurais que cercarem nascentes e outras áreas de preservação permanente, recebem uma carta de crédito anual, cujo valor pode ser descontado no pagamento de tributos municipais. A iniciativa serviu como modelo para outros municípios brasileiros.

Também criou a “onda verde”, que levou o acesso gratuito à internet para parques de praças da cidade. Foi um dos responsáveis pela articulação que resultou na criação do Parque Estadual da Lapa Grande, criado em 10 de janeiro de 2006.

Em 2017, com o apoio do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, Paulo Ribeiro idealizou e promoveu o projeto “Caminhos das Gerais” evento que reuniu ambientalistas, jornalistas e convidados que participaram da expedição entre os dias 07 e 10 de setembro de 2017. Após a visitação, o material produzido pelos profissionais envolvidos resultou em documentários que mostraram as belezas e particularidades da região norte mineira. A iniciativa partiu da Fundação Genival Tourinho e contou com a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, dos Institutos Grande Sertão e Vidas Áridas, bem como a Organização Vida Verde – Ovive.

O Parque - O Lapa Grande é um dos maiores parques estaduais junto a área urbana no país, com 7 mil hectares de extensão, tendo como atrativos diversas grutas e nascentes. A área é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF. Nos últimos quatro anos, o ex-presidente da Fundar e sobrinho de Darcy Ribeiro liderou a criação de cinco parques florestais no perímetro urbano do município: Sagarana, Canelas, Belvedere, Mangues e Jardim Olimpo.

O Parque estadual “Paulinho Ribeiro” está localizado a 12 km do centro de Montes Claros. A unidade de conservação possui cerca de 7,6 mil hectares, sendo de grande importância para o município, pois abriga mananciais responsáveis pelo abastecimento de aproximadamente 35% de sua população. O curso d'água principal é o córrego Lapa Grande, também chamado de córrego dos Bois e córrego Pai João.

O local abriga a Gruta da Lapa Grande, que possui 3 km de extensão (uma das maiores de Minas Gerais), além de outras 60 grutas que, com nascentes e trechos de mata ciliar, compõe o cenário perfeito para os amantes da natureza. O parque abriga também mais de mil pinturas rupestres catalogadas, contando um pouco sobre a história da humanidade e também sobre a origem de Montes Claros, já que também abriga sedes das fazendas que deram origem a cidade.

Um dos maiores patrimônios da unidade é o centenário Casarão das Quebradas, local de grande importância histórica para Montes Claros por ter servido de apoio aos tropeiros que levavam mantimentos para serem comercializados.

Montes Claros tem hoje praças e ruas ornamentadas por borboletas, criadas artesanalmente por presidiários em um projeto social de sua criação. A Revista Verde Grande, lançada pela Unimontes, reunindo trabalhos memoráveis de pesquisadores, acadêmicos também faz parte da sua galeria de criações e ideias.

Lido 23 vezes Última modificação em Sexta, 19 Novembro 2021 12:54

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888