• Covid-19

  • Compromisso e dedicação

  • Reforma Tributária Já

  • Democracia acima de tudo

Copyright 2022 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Sexta, 25 Março 2022 14:33

Carlos Pimenta defende mais recursos para a Cohab Minas

Avalie este item
(1 Voto)

Durante audiência pública realizada na Comissão Extraordinária das Privatizações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), através de requerimento do deputado Carlos Pimenta, parlamentares da Casa discutiram sobre a defesa do fortalecimento da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) e o reconhecimento de sua importância.


Como autor da Audiência pública, Carlos Pimenta cobrou dos representantes do governo uma resposta para a destinação da Autarquia. “Se for permanecer nos moldes antigos, precisa ter orçamento para poder construir e vender as casas. Se for privatizada, vamos estudar as regras. Ou definir se vai oferecer assessoramento aos municípios. Queremos que a Cohab seja forte”, pontuou.
O parlamentar do PDT sugeriu que a empresa realize um programa de redução de juros, multas e correções para reduzir a inadimplência e permita a quitação dos débitos dos mutuários. “Fazem isso com empresas, por que não para o cidadão?”. Defendeu, ainda, a elaboração de um fundo para a retomada de construção de moradias populares. Pimenta comenta que em nenhum momento quer colocar-se contra a Cohab, pelo contrário, “quero que a Autarquia se fortaleça, de um jeito ou de outro. Tenho um respeito muito grande pela Cohab e quero simplesmente uma resposta”,cobra.
O abandono da autarquia, pela falta de recursos federais e estaduais, que compromete a política de habitação para a população de menor renda também foi preocupação recorrente dos deputados e participantes durante a reunião, que aproveitaram para cobrar do diretor-presidente da empresa, Weber Dias Oliveira, um posicionamento.
Weber Dias admitiu a difícil situação da Cobab Minas que, segundo ele, não tem recebido recursos do governo federal e ainda convive com uma inadimplência dos mutuários da ordem de 75% a 80%. A fonte para sustentar o primeiro fundo viria da venda ou alienação de imóveis da empresa. E os recursos serão direcionados para subsidiar novos mutuários por meio de um cheque habitação.
Já para o segundo fundo, a proposta é melhorar a eficiência na cobrança dos inadimplentes, negociando os direitos creditórios da autarquia, e poder liberar recursos para a contratação de novos mutuários. Weber destaca que a captação pode ser realizada também por outros órgãos e que ambos os fundos serão destinados à execução da política habitacional comandada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e restabelecimento de algumas atividades atualmente suspensas.

Lido 146 vezes

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888

Cadastro de Informativo