Ao propor o PL 1.477/2015, Carlos Pimenta considerou que a educação e a saúde são determinadas na sociedade pelas condições de vida e de trabalho. “É um PL que traz a preocupação de fazer com que nossas escolas públicas estaduais e municipais possam passar para os alunos, os problemas que a agente encontra no dia a dia, na nossa casa, no nosso bairro, na nossa cidade e nas nossas escolas”, pontua.
De acordo com Carlos Pimenta, uma das finalidades do Projeto de Lei é a discussão de temas importantes dento das escolas, realizadas por profissionais capacitados das áreas da educação e da saúde, levando informações e orientações aos alunos que muitas vezes, cometem erros pela falta de conhecimento.
Ao destacar a importância do Projeto de Lei como um trabalho que lhe deu muita alegria e felicidade, o parlamentar gostaria que a partir da sua aprovação, que ele acredita ser em breve, as escolas focassem mais nos seguintes tópicos e os realizassem: - higiene e saúde corporal dos alunos (noções básicas de higiene nos alimentos, na saúde escolar, domiciliar e profissional) – saúde bucal (sendo uma prática na escola) – nutrição e segurança alimentar, saúde mental, fonoaudiologia, sexualidade (noções de doenças sexualmente transmissíveis), problemas oftalmológicos, meio ambiente/saneamento básico, vigilância epidemiológica (noções sobre epidemiologia) e alcoolismo/droga. “Vale destacar que, com a realização de todos esses tópicos, pode-se criar dentro das escolas, um agente de saúde”, conclui Pimenta.
Programa Saúde na Escola, de autoria do deputado Carlos Pimenta, é aprovado em 1º turno na ALMG
O Projeto de Lei, de autoria do deputado Carlos Pimenta, é voltado para a obrigatoriedade de proteger a saúde, diagnosticar e analisar os principais problemas manifestados pelos alunos matriculados na rede estadual de ensino, além de implementar a educação para a saúde no âmbito da rede estadual da educação básica. “São 7 anos de espera pela aprovação de um dos projetos mais importantes para o nosso Estado e que até hoje, continua atualizado”, analisa o parlamentar.