Copyright 2022 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Sexta, 13 Maio 2022 17:37

Resolução afeta o Norte de Minas, assegura Carlos Pimenta.

Avalie este item
(1 Voto)

O deputado Carlos Pimenta participou de audiência pública na Comissão de Agropecuária e Agronegócio, da Assembleia de Minas, que debateu a revogação da Resolução Conjunta nº 3.102, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas, IEF. O encontro reuniu parlamentares e produtores rurais e, foi marcado por críticas e cobranças.

A norma altera processos de autorização para intervenção ambiental e, segundo os participantes da reunião, foi baixada sem diálogo prévio com a classe, impondo regras que resultarão em mais custos processuais e mais burocracia, inviabilizando a produção agropecuária.

Gestores do Estado, admitiram problemas e garantiram que a resolução já passa por um processo de revisão, para a edição de um novo regulamento. “Desde sua publicação, em outubro de 2021, a resolução tem provocado muitas críticas e pedidos de revogação, levando o governo a reavaliar a questão”, afirma a subsecretária de Regularização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Carolina Dal Pazzolo.

No entanto, críticas apontaram que a resolução impedirá, por exemplo, a silvicultura em parte do Norte de Minas e do Jequitinhonha, ao trazer vedações em áreas de Mata Atlântica, enquanto não haveria essa vedação na legislação federal e nem estadual.

Em defesa do agronegócio, o deputado Carlos Pimenta menciona uma série de situações que já geram dificuldades ao cotidiano do produtor e que tendem a piorar com a resolução. “Vai trazer uma preocupação muito grande para todo o estado. Mas parece que atingiu em cheio o Norte de Minas, que já possuiria mais de 50% de sua área conservada, sendo a mais afetada pela norma”, pontua. Pimenta criticou o fato de a Comissão ter sido ignorada quando da elaboração das regras e disse que o texto publicado estaria acima de exigência da legislação federal, gerando insegurança jurídica.

A intervenção ambiental de que trata a resolução é conceituada como qualquer intervenção sobre a cobertura vegetal nativa ou sobre área de uso restrito, ainda que não implique em supressão de vegetação. No caso, a norma conjunta define a documentação e os estudos técnicos necessários à instrução dos processos de requerimento de autorização para intervenções ambientais ao órgão ambiental estadual competente e as diretrizes de análise desses processos.

Lido 34 vezes

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888