Copyright 2021 - www.depcarlospimenta.com.br - Website desenvolvido pela Agência Objetividade
Quinta, 04 Maio 2017 20:17

Carlos Pimenta comanda audiência sobre interdição em hospitais

Avalie este item
(4 votos)
Foto: Ricardo Alexandre Foto: Ricardo Alexandre

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas realizou nesta quinta-feira, 04/05, audiência pública que discutiu a situação envolvendo 26 hospitais de Minas Gerais sob ameaça de interdição pelo Conselho Regional de Saúde, CRM/MG.

O evento reuniu além de parlamentares, autoridades e representantes de hospitais públicos e filantrópicos do Estado. O requerimento foi do Presidente da Comissão, deputado Carlos Pimenta que definiu a reunião como “histórica e memorável”.
Representantes de hospitais presentes ao evento relataram problemas financeiros, ou seja; falta de medicamentos, de leitos, atrasos nos pagamentos e fornecedores. Muitos deles disseram que já reduziram os atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e alguns já até dispensaram funcionários na tentativa de se manterem abertos. As opiniões com relação ao repasse do governo, foram unânimes, uma vez que, os recursos federais são insuficientes, o tesouro estadual mineiro não tem cumprido o mínimo constitucional no repasse para a saúde e falta planejamento que ultrapasse as mudanças de governantes.

Foto: Clarissa Barçante / ALMG
Para Carlos Pimenta, PDT, a lista do CRM é um alerta do tamanho da crise no setor em Minas. Ele defendeu uma reação urgente do poder público e disse que a Comissão de Saúde está ciente de toda a sua responsabilidade. E que vai entrar pra valer nessa luta. “Vamos dar de tudo para defender o cidadão. Pegar pesado, pois o Estado não está cumprindo com suas obrigações e quem sofre com isso é a população”, reitera.
Pimenta lembra que a situação está tão crítica que mesmo se os repasses forem regularizados, o impasse pelo atraso vai refletir por muito tempo. “Estamos observando que o caos está se instalando em todas as regiões e em quase todos os hospitais deste Estado. Os pacientes estão passando por dificuldades, hospitais estão absolutamente inadimplentes, sem condições de pagar fornecedores, é necessário que haja uma reação. A situação é real. É de calamidade financeira”, finaliza.


Requerimento – Na oportunidade foi aprovado requerimento assinado pelos membros da Comissão que requerem seja realizada reunião com os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, de Saúde e de Fazenda, com a presença dos convidados presentes na 4ª Reunião Extraordinária da Comissão de Saúde, que debateu a situação de precariedade dos hospitais do Estado.

Lido 1560 vezes Última modificação em Quinta, 04 Maio 2017 20:26

Endereços

 

Gabinete em Belo Horizonte

Endereço:

Rua Rodrigues Caldas, 30
Palácio da Inconfidência - gabinete 242
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190921

Telefone: (31) 2108-7185

Email: dep.carlos.pimenta@almg.gov.br

 

Escritório político em Montes Claros

Endereço: Rua Coronel Luiz Pires, nº 84, sala 501 / bairro: Centro / Montes Claros - MG / CEP: 39400-106

Telefone: (38) 3081-9888